segunda-feira, abril 30, 2012

Tá chegando a hora. Há dez anos atrás, Luiz Rodrigues Wambier numa terça chuvosa contrariou na palestra o lugar-comum de que o processo precisa ser célere a qualquer custo. Disse ele: não. Todas as coisas importantes da vida demandam um tempo de maturação. Como quase sempre em palestras de direito, a partir dali eu não ouvi muita coisa. Todas as coisas importantes da vida demandam um tempo de maturação. Tá chegando a hora. O que importa agora é olhar. Por a cara diante de: encarar. Não está sendo fácil. Mas vai passar. E está chegando a hora. Se é pra fazer citações jurídicas, que se faça pronto o diálogo das fontes. Que bailem as referências. Que se fundam tudo o que superficial e diversamente veio a mim, que eu possa remixar tudo e moldar meu jeito de enxergar. De criar. De viver. Deus. Olorum. Jesus Cristo. Oxalá. Maria. Santiago. São Galvão. São Jorge. São Bento. Santa Rita. Exu. Xangô. Ogum. Oxossi. Iemanjá. Obaluaê. Iansã. Oxum. Nanã. Obá. Ossaim. Oxumaré. Logunedé. Meus 4 avós. Meu pai. Meu tio. Dr. Paulo. Meu mentor espiritual. Meu Anjo da Guarda. A cultura brasileira. Os índios, os caboclos, os vôs e as vós. O solo paulista. O interior. A capital cosmopolita. A filosofia toda. A política verdadeira. A holística. O olhar pro outro do outro do outro do outro do outro. A gentileza. O saber escrever a um juiz com excelência o direito que uma pessoa tem. O lirismo de um show de um amigo. A música e os instrumentos. A voz. A percussão, a percussão, a percussão. A repercussão do que se sente. A regra de ouro. O "eu sou assim". A humildade de mudar. A assunção da responsabilidade. O amor pelos meus amores. Mãe, irmãos.  O respeito pela saudade. A confiança no futuro. O trabalhar fora de um escritório, longe de um computador, fora de um terno. A necessidade de continuar. Tudo vai fundir. O ser amigo dos amigos. O ser padrinho da menininha mais linda do mundo, princesinha luz e simpatia. Isso é muito pouco, quase nada, do que virá. Tá chegando a hora. Nada excepcional, nada célebre, como diria Ulisses Santos: "MOITA!" Estou quase pronto e quando eu estiver, já é. Eu volto.

1 Comments:

Blogger Rejane Moreno said...

Voltei aqui para reler.
A cada dia a hora está mais próxima. A minha, a sua, a de quem mais?
Tudo onde deveria estar. Tudo certo.
E depois da hora? Será que vai sobrar um cantinho de praia para nós?
Quem sabe.

8:02 PM  

Postar um comentário

<< Home