sexta-feira, novembro 23, 2007

Pra Adri Baldino: TONHETA.

Não, a Adri B. não é a tonheta. Adri B. é uma das minhas amigas gaúchas, tem glamour e dez dedos, cinco em cada mão. Ela quer saber quem é a tonheta. E a tonheta é essa, lê só:
Se eu fosse só mais um pouquinho pernóstico, eu diria que ela é uma personagem felliniana. Mas como eu não sei realmente o que é uma personagem felliniana, eu digo que a Tonheta é a bondade. Moh legal, ela (tá, essa foi uma provocação pra Adri B., vamos voltar à história). Uma velha italiana, ficou solteira porque se recusou a ter outro homem que não o soldado (será que era soldado mesmo?) por quem foi apaixonada quando moça e que sumiu. Tonheta tem uns 80 anos, tem os cabelos pretos e armados, invariavelmente com uma fitinha enfeitando, usa batom vermelho e vestido até a canela. Anda devagarzinho, pois é acima do peso. Adora doces e tudo o que não se pode comer porque faz mal. Tonheta mora no beco onde passei boa parte de muitas férias. Cuida de uns quinze cachorros e gatos, fala palavrão de um jeito doce e vê o futuro.
Sim, Tonheta é uma vidente. E vai gente de vários lugares pra ler a mão, as cartas, não sei bem, com a Tonheta. Tonheta não cobra, mas aceita presentinhos. E assim passou a vida com conforto, embora seja uma senhora extremamente simples. Cuidava de nós, crianças que jogavam taco no beco, com o mesmo carinho que cuidava de seus sobrinhos e, claro, dos cachorros e gatos.
Ela me chama de Zé Luiz, desde que me entendo por gente. Aí eu falava que Zé Luiz é meu tio e ela se surpreendia: mas são a mesma cara! Hoje eu respondo por Zé Luiz na boa. Até pq estou ficando tão careca quanto e, realmente, pareço o cara.
Tonheta me benzeu certa vez, quando eu era criança. Mandou eu fazer o pelo-sinal, passou o polegar de uns jeitos estranhos na minha testa, rezou uma ave-maria e um pai-nosso, falou algumas palavras boas e aí me deixou voltar a brincar.
Tonheta é tão boa que só fala as coisas boas que vê do futuro da nossa família. E tudo acontece. As coisas ruins ela guarda, pra não deixar a gente triste.
[um parágrafo acaba de ser apagado, pra não mudar o espírito do post].
No que a Tonheta fala, vc pode acreditar. E é só por isso que eu não digo que nunca serei juiz.
Em resumo, pra mim os personagens fellinianos deveriam ser que nem a Tonheta, se não forem. Ouço as pessoas falarem desses tais com o mesmo carinho que me evoca a Tonheta, gritando com os cachorros e os gatos e me dando tchau de longe.
Adri B., taí teu post. Volta logo dos afazeres, fia.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oi. ;)

10:55 AM  
Blogger Madureira said...

ê, saudadeira loka.
siddartha entregou o beijo que mandei?

10:55 PM  
Blogger Vica said...

Tu ficou de perguntar pra Tonheta sobre mim, e me dar algum recado. Tô esperando. :P

7:32 PM  
Blogger Madureira said...

ixi, não vejo a tonheta há um tempão. acho que o seu livro chega antes que o recado.
a propósito, não tinha na siciliano do shopping santa cruz, viu?
continuarei no encalço.

2:50 AM  
Blogger AdriB. said...

Vou ter que ir em partes. Muita informação.

Brigada por fazer um post SÓ para responder minha pergunta!!! (eu gosto de me iludir, sabe?...). Brigada pelo "glamour" (já disse que gosto de me iludir??)

Os 10 dedinhos normais foram pintados de um rosa-antigo liiiiindo. tu precisava ver!!

Já apaixonei pela Tonheta!!! Só imagino a fitinha no cabelo...Fooofa!! E que querida uma vidente que só fala as coisas boas!!! Ahahahahahaha. Querido e engraçado!

Sabe que ontem passei mais de hora com a palavra "tonheta" na cabeça e não sabia o que era. Até que lembrei: "o post do Madureira!!!"

Cá estou.

bjcassssssss

1:03 PM  
Blogger Madureira said...

ueba! tonheta corruptela de antonieta. realmente parece tudo, menos isso rsrs. beijão!
*
e não se iluda, esse post foi só pra vc mesmo.

4:43 PM  

Postar um comentário

<< Home