quinta-feira, setembro 27, 2007

DIREITO DE RESPOSTA

Há algumas declarações conclusivas após esse texto.
***
Não, eu não vou descumprir o pacto com o presente post. Nem tampouco descambar para a zombaria. Nem cair em tentação e responder como deveria para um comentarista sumido e coloradito, que se misturasse as cores da camisa sem graça com a calçola branca que usa em campo jogaria de rosinha. Também não comentarei algo que não seja o conteúdo do texto, a pedidos (expressos, por sinal).
Todavia, o que jamais poderei aceitar é a bitola, o cabresto de quem pretende ditar o estreito caminho do que se comentar. Nanão. Eu vou é exercer o meu direito de resposta.
Os versos em tela parecem realmente ser de João Cabral, sobre cuja sobrevida espero o pagamento de uma aposta, há mais de dez anos, aposta esta travada aos ventos da praça de outro João, o Mendes Júnior. Não tergiversemos, porém.
Os versos em tela parecem realmente ser de João Cabral. Mas Mérvio utilizou-o da maneira que o golb gosta: com um leve desviozinho, praticamente imperceptível, mas que, scoobydoobyanamente pretendo agora elucidar.
O sutil estratagema é levar para passear em Tróia o cavalo-elogio, em cujos intestinos ocos guarda-se a crítica ferina e mordaz. Ou os "pontos fracos" tão alardeados pelos robertos carmonas, pelos antonios roques, pelos pelos pelos, enfim, por esses todos.
Uma goleada por 5x0 desse time é improvável, embora tenha-lhe sobrevindo outra por 6x0, contra o Paraná Clube. Lembra, com isso, que o time não faz tantos gols como deveria fazer um líder.
Aduz que o futebol desse time é hipnótico, para em seguida ilar-se-lo à sonolência. Refuto e impugno tal assertiva, veementemente. Exemplos recentes não faltam.
Reconhece, eufemisticamente até, a solidez da defesa, para em seguida ilar-se-la ao conceito do futebol italiano, como poderia ser o alemão, talvez o inglês, em que falta a ginga e a graça brasileiras. Refuto e impugno tal assertiva, mas deixo de ir adiante, sob pena de imputarem-me o exagero e a desproporção.
Move-se em campo como se tivesse pouco interesse pelo gol. Refuto e impugno tal assertiva. Mas a frase seguinte, a de que prevê o gol, aleluia, parece desnaturar a primeira idéia, ou, antes, explicá-la. Então, passa.
Constrói um pouco sólido ápice de cartas de baralhos, valetes, damas e reis, afirmando a falta de avidez e brilho das máquinas goleadoras. É o que mais ouço nos programas esportivos de rádio, entre rir e xingar os comentaristas.
Edifica alguns dois, três, pica-fumos, espadilhas, setes de copas nesse ápice esponjoso, alegando que esse time irrita a torcida. Interessante, eu não me sinto irritado, não. Talvez seja uma impressão do consultor. Mas qual será o zape, qual será o zape?
O zape de Mérvio é um "Mas ganha". MAS ganha??? Como assim, Mérvio? *E* ganha. Um *E* enorme, um *E* hediondamente garrafal ganha. Esse pode não brindar sua torcida no momento com um time tão desenvolto como o dos anos anteriores. Mas a garra com que joga, o companheirismo de todos, a valentia de um aluísio, que entre chumbo e lesma é um baita de um bom caráter extracampo e um guerreiro, jogando e correndo e levando aquela bola até a bandeira de escanteio com o músculo estirado até o final. Um futebol compacto, envolvente, sólido sim, e mais que isso: consciente, solidário, uma onda objetiva e bela em direção ao gol, como isso tudo em evolução e arte poderia me irritar, Mérvio? Mérvio, desculpaí, mas esse time joga bem E ganha.

Atenciosamente,

Madureira, o puro de alma (nesse post, ao menos).
***
Colorado sumido, vc é meu chapa e não deixe de vir aqui não, cabrobó.
*
Esse texto não é irônico, a não ser na parte da aposta, que não tem nada a ver com futebol.

6 Comments:

Blogger ~*Vica*~ said...

Eita, tava bravo, é?

8:36 PM  
Blogger madureira said...

ehe, fachadinha, só.
é exercício.

11:56 PM  
Blogger ~*Vica*~ said...

Dani M de musa?? ;)

9:48 AM  
Blogger madureira said...

é lógico rsrs

10:37 AM  
Blogger madureira said...

aliás, tristeza das tristezas: fui sumariamente deslinkado do blog da musa.

12:03 PM  
Blogger be said...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,

12:45 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home