domingo, setembro 28, 2008

blindness

Nem vou repetir a minha velha filosofia de botequim da burrice que é comparar um filme com um livro. Pior que a filosofia é essa burrice propriamente dita. Eu colocaria, sério mesmo, uma frase garrafal logo antes da primeira cena, por uns dez segundos: Se entrou para comparar com o livro, saia agora. Devolverei o dinheiro do ingresso, com gosto. Assinado: o diretor, o produtor, os atores, todo mundo.
E vou te contar. Que filmaço. Mais três dias pensando no filme, certeza, reconstruindo na memória as cenas, os movimentos, as feições. Pensando fundo na condição humana. Olhando despreocupado pra praça de alimentação, imaginando se todos nós ficássemos cegos. Saramago é daqueles caras que têm que ser respeitados por todos, ainda que não estimados. É, sim, o Camões do seu tempo. Do seu tempo, eu disse, antes que eu sinta a primeira pedra. E esse filme está à altura.
Só pra me desmentir, o livro em si é cinematográfico, é que nem o Lourenço Mutarelli (recomendo vivamente: A arte de produzir efeito sem causa. Li 70 páginas numa golada só, se recomeçar agora termino o livro fácil). Não adianta, é cinema. Tem livro que é cinema. E o cinema foi à altura. Fiquei feliz em constatar muitas imagens que visualizara direitinho ao ler, pareceu que vi o filme pela segunda vez, em várias, várias cenas.
Pulo a parte que não sei descrever, só sentir, que é justamente a parte técnica do filme. Nem tento. Mas sinto. Ô, se sinto!
Mas o foda mesmo, o fodão, o que pegou, foi ver ali, linda e desgraçadamente, a condição humana exposta às próprias garras. Putaqueopariu. É aquilo que nós somos, gentarada. Sem tirar nem por. Toda a elevação beija lascivamente a nossa escondidíssima (na maioria dos casos, de nós mesmos) podridão. Cada um de nós, isso que é foda. Nem vou falar mais. Agora acho que já posso discorrer sobre o Iphone 3G, desengasguei um pouquinho.

2 Comments:

Blogger Golb said...

Ou, sem fru-frus, a humanidade é medíocre.
**

Já viu?
http://blogdeblindness.blogspot.com/
Comece pelo primeiro post.

1:02 PM  
Blogger Madureira said...

é.
a humanidade é medíocre
e o corintians é pior.

1:05 PM  

Postar um comentário

<< Home