quinta-feira, dezembro 06, 2007

acordo atrasado. no dia seguinte ao que o chefe determinou a todos os presentes, olhando pra mim, que se cumprisse o horário de chegada. dormi sem camisa e acordo com frio. e atrasado. corto toda a cara ao barbear-me com pressa. arde ao entrar no chuveiro. chove. o trânsito consegue piorar. muito sono. estrada molhada. fechadas. água dos caminhões sujam o carro lavado ontem. chego ao trabalho. não tem guarda-chuva. cinco volumes de autos, pasta pesada pelo notebook, dois files gordos. bons dias rápidos, chego na sala. duas pilhas monstruosas de pastas, pisa e babel fornicam na minha mesa. respiro fundo conscientemente pela primeira vez. logo às 08:10h (normalmente é pelas quatro da tarde). lembro-me que passei a segunda, a terça e a quarta consertando a CAGADA que o sr.... vamos inventar um pseudônimo, o sr... CUDOZACARIAS (porque a cara é simultaneamente a do zacarias trapalhão e um cu), enfim, lembro-me de que passei esses dias todos consertando a CAGADA que o CUDOZACARIAS fez no processo dos cinco volumes que estão molhados.
*
Acomodo a pasta no chão, ao lado da mesa. ligo o note na tomada. paletó no cabide. mate no copo (chimarrão morninho, dani m.). penso que a tendência é melhorar. foi apenas um mal começo, tento me convencer, ao fitar babel e pisa. Ao lado, um expediente, com meu nome a lápis. tarja vermelha de urgente. recuperação judicial, o assunto cujo estudo protelo. passo os olhos na providência a tomar. decido-me. olho o prazo. vencido. olho a última folha, palavras assim manuscritas: Sr. Secretário, blablabla blablabla, solicito porém que V. Exa. redistribua o expediente ao outro setor, pois este setor encontra-se sobrecarregado. Atenciosamente, CUDOZACARIAS. A seguir, novo despacho: Dr. Madureira, o setor do anexo fiscal também se encontra sobrecarregado. Fazer a petição, com urgência, se preciso ligar para o advogado.
*
respiro fundo conscientemente pela segunda vez.
*
não deu resultado.
*
lembro-me, antes do dia de fúria propriamente dito, do início do spectroman (aquele liquidozinho verde saindo no vão da porta. ruas caóticas de tokio. as palavras sóbrias e monocórdicas que nos aterrorizavam: planeta terra cidade tokio. o maior inimigo do homem é a poluição... é a pré-abertura dos episódios, nem no youtube tem). enfim, a ira assola. e as poucas pessoas das três salas (por sorte, só gente amiga, àquela hora) vêem passar por elas o costumeiramente pacato madureira bradando que AQUELE FILHADAPUTA DO CUDOZACARIAS VAITOMARNOCUDELE SAFADO LAZARENTO MORFÉTICO VIADINHO quem que ele tá pensando que é? eu tô mais sobrecarregado que ele, até porque eu tô passando o pano na merda que ele fez! Aí alastrou: as poucas pessoas também traziam em suas mãos expedientes redistribuídos. E todas passaram a vituperar contra o cudozacarias.
*
A raiva me faz mal pro esôfago e estômago, pro colesterol e pras triglicérides. está tudo zoado, deu no exame. mas vejo que faz bem pra minha imagem. arrogantes e falsilóides advogados de construtoras, de empreiteiras, de residenciais de luxo que conversam com um advogado bonzinho do outro lado do telefone, solícito, por vezes titubeante, hoje por pouco não foram mandados às favas, aos cus. Aparte:
*
os frentistas do meu posto e os garçons do meu por-quilo têm que ser tratados mal pra te respeitar. hoje vi que arrogantes e falsilóides advogados de residenciais de luxo têm que ser tratados pior. cuzão. não güentou a bronca, foi maltratado e ainda pediu desculpa. Fim do aparte. Aliás, outro aparte:
*
as pessoas quando acuadas descontam seus maus sentimentos nas pessoas mais frágeis. óbvio: porque é mais fácil. lá no trabalho, sobra pra faxineira. que é sem noção, doida de pedra, não pára de falar, é bem verdade, mas que também é alegre, dedicada e gentil com todos, sempre. me cortou o coração quando limpou a sala chorando semana dessas, pois a falsa da chefe de seção lá de baixo, que alisa o nosso saco quando nos vê, humilhou-a, mandando ficar em seu lugar. Senti-me bem hoje, porque a benê é minha amiga, eu descontei no mala-mor, poderoso e ex-arrogante. E de quebra fiquei sabendo que a benê espalha aos quatro ventos que eu sou o "procurador bonzinho que cumprimenta todo dia e fala que tá com a petição pronta pra me processar se ele escorregar". Já o mala-mor (que só perde pro cudozacarias) teve que ouvir-me perguntar "por que o senhor está ligando e falando todo esse discurso pronto novamente, se não há nada de novo no que o senhor diz?".
*
encheu o saco esse post. o dia todo foi assim. zagueirão do sítio. chutavam a bola, eu espanava pra onde tivesse virado. de preferência, na fuça de quem chutou. Pra encurtar, fui até o chefe, falei que não admitia que um cara menos sobrecarregado que eu me sobrecarregasse ainda mais, por não querer trabalhar (eu estava irreconhecível hoje e, sem perceber, frisei bem o termo sobrecarregar, que o cudozacarias havia usado. touché). O chefe assustou com meu tom de voz, pegou o expediente e mandou outro alguém fazer. provavelmente um outralguém que aja como eu agi até ontem à tardezinha.
*
Porque agora, dá licença, que lá eu sou o Michael Douglas. Cambada de cu de flecha.

4 Comments:

Blogger Virgínia said...

Esse é um dos meus filmes preferidos...

6:50 PM  
Blogger Carol said...

Que nabaaaaa!!! Sugiro ao cudozacarias e ao mala-mor suicídio coletivo!!! E podem convidar alguns dos meus pacientes tb.

10:01 PM  
Blogger madureira said...

rsrsrs, é sina, carolita.

10:46 AM  
Blogger be said...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,

1:02 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home